Corporate Habitação

Entrevista com Henrique Machado, Head de Seguro Garantia da Pottencial

Conversamos com Henrique Macado, Head de Seguro Garantia da Pottencial sobre a importância de seguros para empresas de construção civil.

Confira a visão dele acerca dos desafios e tendências do setor na visão da maior insurtech do Brasil.

  1. Sabemos que alguns seguros são obrigatórios quando se vai construir um empreendimento, da mesma forma que temos alguns que são opcionais, mas que são importantes para deixar os empresários mais seguros nas decisões diárias. Na sua opinião, qual a importância de se fazer essa combinação de produtos no setor da construção civil e por quê?

Nós brasileiros, infelizmente, temos o entendimento de que os seguros, de uma forma geral, são atrelados aos custos e despesas dos projetos. Diferentemente do que acontece em outros países como os EUA, onde seguros são vistos como oportunidade de trazerem tranquilidade e segurança para os investidores e para todos aqueles que estão envolvidos de forma direta e indireta.

De forma objetiva, os seguros trazem proteção a riscos diretos e indiretos aos projetos, agregam estabilidade ao planejamento e, no caso do Seguro Garantia, geram saving ao fluxo de caixa. Destacamos que a combinação dos seguros obrigatórios com demais seguros/coberturas agregam valor e segurança ao investimento do capital.

  1. O que as empresas de construção e as seguradoras precisam levar em consideração para ofertar um seguro aderente às necessidades dos clientes, mas sem onerar a apólice?

Uma boa parceria com os corretores, que aprofundam o entendimento na entrega de soluções, é o primeiro grande passo para termos uma apólice bem precificada e que atenda às necessidades do cliente. Desta forma, destacamos que, quanto mais proximidade do cliente e alinhamento das expectativas, mais assertivas as soluções serão dadas.

  1. Muitos dos seguros ofertados no Brasil foram baseados em legislações estrangeiras, o que faz com que alguns empresários reclamem das abrangências, alegando que muitas coberturas ficam de fora. Como a Pottencial trabalha a oferta das suas soluções?

A Pottencial, por ser uma seguradora de capital nacional, procura entender ao máximo as necessidades dos parceiros. Além, obviamente, de conhecermos as particularidades que envolvem todo o cenário macroeconômico e político brasileiro. Emitir uma apólice sem prover a solução e cobertura desejada aos nossos clientes não é uma opção. Destacamos que, quanto maior a proximidade com a corretora e com o cliente, mais próximos nos tornamos e mais assertivos seremos nas subscrições das apólices.

  1. Por se tratar de uma negociação jurídica, o processo de contratação de seguros envolve algumas etapas. Como a Pottencial atua para dar agilidade ao processo?

Por sermos a maior insurtech do Brasil, a Pottencial tem investido fortemente em soluções disruptivas buscando otimização e agilidade nas análises e emissões das nossas apólices. Obviamente, a escolha de parceiros e fornecedores a dedo são de extrema importância para buscarmos o sucesso em nossas operações com emissões de forma online e digital em nosso portal. Destaco também a nossa relação com a WIZ Corporate. Relacionamento de longa data que, a cada dia, gera maior reciprocidade/sinergia nas operações, entregando ao mercado ainda mais soluções. Principalmente na especialidade da corretora: riscos do ramo de construção civil.  

  1. Como vocês enxergam o setor da construção civil em 2021? Teremos uma retomada ou é um período para pisar no freio?

Consideramos que o setor de construção civil vive um momento apartado da realidade econômica mundial e, principalmente, do Brasil. Chamo atenção para os projetos do MCMV/CAVA que atendem a uma importante parcela da população brasileira, que possui um grande déficit neste tipo de empreendimento. Este tipo de projeto tem gerado várias oportunidades para construtoras em um ano tão complicado e, por ser de âmbito nacional, encontramos diversas frentes, em todos os estados, visando atender a essa demanda suprimida.

  1. Muito se fala nas mudanças que a pandemia vem trazendo para os ambientes profissionais e pessoais. O setor de seguros para a construção civil também vem sendo afetado? O que esperar do setor pós-pandemia?

O setor de construção civil sempre buscou soluções inovadoras em seus processos e projetos. Neste momento em que todos estão buscando otimização nos custos e soluções mais rápidas e seguras, não poderia ser diferente. Várias tecnologias e métodos vem sendo incorporadas, visando prover soluções mais eficazes e econômicas. Neste cenário de várias mudanças, a Pottencial vem acompanhando de perto as necessidades do mercado e mudanças estipuladas pela SUSEP. Recentemente, este órgão trouxe uma circular que propõe mais liberdade de atuação das seguradoras, que poderão oferecer soluções personalizadas, de acordo com as necessidades apresentadas de cada cliente e, em breve, teremos novidades nos nossos produtos.