Corporate Habitação

Entrevista com Alexandro Sanxes, diretor Técnico da Berkley Brasil Seguros

Em entrevista exclusiva para o Corporate Habitação, Alexandro Sanxes, diretor Técnico da Berkley Brasil Seguros, destaca a importância de um bom assessoramento na avaliação de risco para se obter uma apólice bem dimensionada, além das iniciativas da Berkley para dar agilidade ao processo de contratação de seguros. Boa leitura!

Sabemos que alguns seguros são obrigatórios quando se vai construir um empreendimento, da mesma forma que temos alguns que são opcionais, mas que são importantes para deixar os empresários mais seguros nas decisões diárias. Na sua opinião, qual a importância de se fazer essa combinação de produtos no setor da construção civil e por quê?

A contratação dos seguros disponíveis no mercado para o setor de construção civil é muito importante, oferecem toda a proteção e segurança para o segurado (cliente) durante a execução da obra, além de garantir danos que possam ser causados a terceiros durante o período da construção. Há ainda no mercado outros tipos de proteção que podem servir este segmento, como por exemplo o seguro de garantia da execução contratual de obra, que é uma forma de garantir o cumprimento de obrigações estabelecidas entre as partes e o seguro de RC Profissional Construtor, que protege o segurado contra possíveis prejuízos causados a terceiros por ações de sua responsabilidade.

O que as empresas de construção e as seguradoras precisam levar em consideração para ofertar um seguro aderente às necessidades dos clientes, mas sem onerar a apólice?

É muito importante que, durante a fase de planejamento que antecede o início de execução da obra, o segurado, seja a construtora ou o cliente final, faça a devida avaliação do risco, sempre assessorado pelo seu corretor de seguros, que deve possuir especialização neste tipo de segmento. Após esta avaliação, deve ser fornecido à seguradora todas as informações disponíveis acerca da obra, para que seja efetuado o devido enquadramento e precificação adequada considerando o tipo de projeto a ser executado.

Muitos dos seguros ofertados no Brasil foram baseados em legislações estrangeiras, o que faz com que alguns empresários reclamem das abrangências, alegando que muitas coberturas ficam de fora. Como a Berkley Brasil Seguros trabalha a oferta das suas soluções?

Trabalhamos com produtos que oferecem amplas coberturas para atender todas as necessidades dos nossos clientes, desde a fase da elaboração do projeto, até as garantias de pós-obra, contando com suporte técnico para corretores e segurados através de equipe especializada.

Por se tratar de uma negociação jurídica, o processo de contratação de seguros envolve algumas etapas. Como a Berkley Brasil Seguros atua para dar agilidade ao processo?

Pensando em nossos clientes, a Berkley vem constantemente investindo em tecnologia nos seus processos para trazer segurança, confiabilidade e agilidade durante a contratação das apólices de seguro. Temos como grande diferencial nossas ferramentas de cotação online e um espaço para o corretor com a finalidade de prestar o melhor atendimento possível.

Como vocês enxergam o setor da construção civil em 2021? Teremos uma retomada ou é um período para pisar no freio?

Mesmo com um cenário ainda incerto, os indicadores mostram que os empresários do setor possuem expectativas bem positivas para o ano de 2021 no segmento da construção. O mercado vem sinalizando um aumento na compra de insumos e geração de novas vagas neste setor. Os índices de expectativa também demonstram que os empresários estimam o aumento do nível de atividade e um maior volume de lançamentos de novos empreendimentos e serviços, que passa pelo crescimento dos investimentos. Esse também é nosso sentimento, que vem se confirmando durante o curso de nossas operações nesse início de ano, já constatando crescimento durante o mesmo período em relação ao ano de 2020, que também fechou em alta.

Muito se fala nas mudanças que a pandemia vem trazendo para os ambientes profissionais e pessoais. O setor de seguros para a construção civil também vem sendo afetado? O que esperar do setor pós-pandemia?

Contrariando outros setores da economia brasileira que constaram retração em seus números, o setor da construção civil vem sendo pouco afetado pelos efeitos da pandemia, confirmando a tendência de crescimento. Constatamos que a construção civil já tem retomado as suas atividades normais, respeitando todas as regras sanitárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. A previsão é muito boa em relação ao pós pandemia, considerando o momento em que estamos vivenciando e com previsão de alta no setor.