Construção civil: Confiança na indústria registra melhor índice para maio em 10 anos

Índice de Confiança do Empresário (ICEI) na indústria de construção civil subiu 0,7 ponto de abril pra maio, somando 56,2 pontos e ficando, portanto, acima da linha divisória de 50 pontos que separa a confiança da falta de confiança.

O resultado é o melhor para maio desde 2012, quando alcançou 60,9 pontos, segundo a Sondagem Indústria da Construção, do CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Conforme o CNI, o dado é “sustentado por expectativas positivas para os próximos seis meses”.

Atividade e emprego

Em abril deste ano, a indústria da construção civil registrou um nível de atividade de 50,1, enquanto o número de empregados no setor ficou em 50,7 pontos, segundo Os dados são os maiores para o mês desde 2012, quando a indústria registrou marcas de 50,6 para a atividade e 51 para emprego.

A atividade, no entanto, apresentou uma queda de 1,2 ponto frente a março; enquanto o número de empregados no setor apresentou alta de 0,7 ponto ante o mês anterior.

Ao considerar os quatro primeiros meses do ano (janeiro a abril), o valor médio do índice do nível de atividade (49,3 pontos) é o maior desde 2012 (49,6 pontos). Já para o nível de empregados, a média (49,5 pontos) do período também é a maior desde 2012 (50,6 pontos).

Expectativas para o setor

O índice de expectativa do empresário em relação ao nível de atividade da construção civil apresentou estabilidade em maio, permanecendo em 58,1 pontos. Já o índice de expectativa de compra de insumos e matérias-primas aumentou 0,3 ponto, para 57,4 pontos.

Conforme o estudo, o empresário espera alta “do nível de atividade, do número de novos empreendimentos e serviços, da compra de insumos e do número de empregados” nos próximos seis meses.

Fonte: Money Times – Construção civil: Confiança na indústria registra melhor índice para maio em 10 anos – Money Times